Civilização é para gente!
Falar em regras de etiqueta parece coisa muito antiga. E é! Mas não devemos nos esquecer que viver “no outdoor” envolve alguns aspectos importantes para se viver em sociedade e, inclusive, no nosso planeta.
Educação e respeito ao próximo, são a base que precisamos para viver em sociedade. Coisa antiga, mas necessária para que tenhamos um mundo melhor para viver e criar nossos filhos e netos. Torna nosso mundo mais humano, justo e agradável de se viver.
E no mundo de quem viaja e acampa, não poderia ser diferente.
A natureza nos oferece paz de espírito, qualidade de vida, encantamento e a possibilidade de interagir com outras pessoas que buscam também esses remédios para os males do mundo moderno. Então porque não preservá-la para que possa sempre proporcionar a todos esses momentos tão reconfortantes?
Chegou em uma cidade com seu veículo e vai acampar, seja seu carro e barraca, seu carro com camper ou trailer ou mesmo seu motorhome, o certo é buscar o melhor (e permitido) local para parar e montar sua base. Verifique antes de se instalar, para não incomodar e não ser incomodado.
Trate o local onde está acampando, como se fosse sua casa. Pois ele é. Temporário, mas é!
Se você cuida desse local, como se fosse seu, seja selvagem ou em camping estruturado, no que diz respeito ao uso, à limpeza, descarte de resíduos, preservação da flora e respeito à fauna local, ele sempre estará lá à sua disposição, íntegro e bonito. Não cause nenhum dano ao local, descarte lixo e resíduos no local correto ou leve com você para descartar.
Lembre-se que quando acampa, pode ter (ou não) um monte de vizinhos que não conhece. Então é sempre bom ter práticas de boa vizinhança, respeitando os vizinhos, sejam eles campistas ou a fauna do local. Gritaria ou música alta podem ser OK para você, mas para outros que buscam a tranquilidade, não é.
Camping é um estilo de vida que proporciona amizade, bem estar e bem viver. Então é preciso aproveitar, da melhor forma possível.
Eu creio que a vida tem alguns requisitos os quais considero obrigatórios para se viver bem em sociedade. E acredito que eles, se respeitados podem fazer o nosso mundo bem melhor em todos os sentidos.
Eu me tornei um ser humano um pouco melhorado (muito a aprender ainda!). Quando aprendi que aquilo de bom e pró-ativo que você deposita no mundo, retorna de uma forma muito boa. E te ajuda. Não só aos outros.
No meio de 1990, depois de chegar à conclusão de que estava fazendo tudo errado na minha vida, fui morar na Inglaterra, disposto a “virar gente”. E evoluí bastante com um baita choque cultural. A lista de constatações ao pisar em solo britânico foi vigorosa como um soco do Mike Tyson. A cada item. Resumindo: Pessoas bem educadas (a maioria) que se importam (de verdade) com os semelhantes à sua volta, mesmo sendo mais reservadas.
As pessoas mal-educadas, são egoístas, sem qualquer senso de coletividade e estão se lixando para o mundo ao seu redor (uma minoria, ainda bem!). Em qualquer lugar do mundo, tem os dois. Mas num país mais civilizado, isso é muito marcante. O respeito a quem está ao seu redor é nítido.
Aprendi que se somos seres que vivem em sociedade. Então porque não fazer o nosso melhor aos nossos semelhantes e ao mundo que é nossa casa, que nos abriga?
Agora, transportando isso ao mundo do “viver fora de casa”, imagine que você vai acampar num camping e certas coisas “não boas” acontecem. Seu vizinho de barraca resolve ouvir musica alta até “altas horas”, não respeita quem está em volta. Não dá, né? Acredite, mas existe alguém (incógnito) que resolve que vai fazer o Nº2 no chão do banheiro do camping, ao lado do vaso sanitário, só para prejudicar/incomodar. Absolutamente indecente! A equipe de limpeza que se lasque! Esses são os caras que não sabem viver em sociedade. Esses não são campistas. Aliás, não são nada. Uma lástima.
A educação que temos ou (ao menos) deveríamos ter, serve para fazer um mundo melhor em qualquer local ou circunstância. Para todos. Bora evoluir!